A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, na tarde desta segunda-feira (30/3), uma reunião com professores e coordenadores da Escola Municipal Jardim Ipitanga, no bairro de Vida Nova. O encontro teve como objetivo fortalecer os fluxos institucionais e atualizar as práticas pedagógicas, na perspectiva de uma educação inclusiva mais eficiente e acolhedora.O diálogo foi mediado pela diretora do Núcleo de Apoio Educacional Multidisciplinar (NAEM), Aline Rosário. Durante sua fala, a gestora destacou as normativas que estabelecem novas diretrizes para a organização da educação especial na perspectiva da inclusão. Na ocasião, foram apresentados os Decretos nº 12.686/2025 e nº 12.773/2025, que orientam essas diretrizes no âmbito da rede municipal.O momento de escuta e troca possibilitou o alinhamento de procedimentos, registros e encaminhamentos da equipe escolar, com o objetivo de garantir melhores condições de trabalho e qualificação da atuação dos profissionais no atendimento aos estudantes.De acordo com Aline Rosário, o encontro integra uma agenda contínua de acompanhamento realizada pelo NAEM em todas as unidades da rede municipal. “Esse diálogo direto com as escolas é fundamental para assegurar que as orientações sejam compreendidas e aplicadas de forma adequada, fortalecendo uma educação inclusiva, humanizada e alinhada às necessidades dos nossos estudantes”, destacou.A diretora da unidade, Rita Veloso, também ressaltou a importância da iniciativa. “Esse é um momento muito importante para nossos estudantes e professores, porque fortalece a inclusão de forma concreta no ambiente escolar. Os educadores sentem a necessidade de discutir esse tema e buscar estratégias que contribuam com a prática em sala de aula, especialmente no atendimento aos alunos que apresentam dificuldades. A escuta acessível e a troca de experiências fazem toda a diferença, tanto na formação profissional quanto na construção de uma educação mais acolhedora e inclusiva”, afirmou.A ação integra o conjunto de estratégias da SEMED voltadas ao fortalecimento da educação inclusiva na rede municipal, promovendo a formação continuada dos profissionais, o alinhamento das práticas pedagógicas e a garantia de um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado aos estudantes.
Notícias Quentes
- Prefeitura divulga esquema especial de mobilidade para o Pedrão de Lauro 2026
- Prefeitura monta operação de segurança integrada para garantir tranquilidade no Pedrão de Lauro 2026
- Prefeitura monta esquema especial de saúde durante o Pedrão de Lauro 2026
- Pedrão de Lauro inaugura espaço exclusivo de combate ao assédio e à violência contra a mulher
- Pedrão de Lauro 2026 terá espaço de acolhimento para filhos de ambulantes
- Pedrão de Lauro 2026 terá fiscalização reforçada e restrições a materiais de risco
- Prefeita Débora Régis marca um golaço e Servidores de Lauro de Freitas acordam nesse dia 25 de junho com o salário na conta
- Tecnologia reforça segurança no Pedrão de Lauro 2026
