EDUCAÇÃO
Prefeitura promove transformações na educação, em apenas 30 dias
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Educação, demonstrou compromisso com a transformação da qualidade do ensino público, no primeiro mês de gestão. Uma série de ações estratégicas aconteceram, visando fortalecer a Rede Pública Municipal de Ensino, garantir a segurança dos estudantes, e promover uma educação inclusiva e transformadora.
Um dos destaques, foi a entrega de um novo ônibus escolar. A aquisição do veículo, anunciada no encerramento do 8º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da Bahia, em Salvador, vai modernizar a frota. Outra iniciativa inédita, no município, foi o Café com Gestores e Gestoras Escolares, que serviu para o planejamento, o diálogo e a troca de experiências sobre desafios e boas práticas de ensino.
A gestão também deu atenção especial à infraestrutura. A secretária Tamires Andrade liderou uma visita ao almoxarifado central da Educação, localizado em Vila Praiana. O objetivo foi avaliar as condições do espaço que estava subutilizado e transformá-lo em uma oficina de reparos de mobiliário escolar. Atualmente, todo o material inservível foi retirado do local e as manutenções simples de cadeiras já estão acontecendo.
Além disso, a Secretaria de Educação realizou visitas técnicas às escolas municipais (Escola Municipal Félix Cardoso de Araújo; Escola Municipal Barro Duro; Escola Municipal Cidade Nova; Escola Municipal Senhora Valentina) para avaliar as condições das cozinhas. As visitas, realizadas com o apoio de nutricionistas e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), tiveram como objetivo identificar dificuldades que impedem a preparação da merenda diretamente nas unidades escolares.
O período de matrícula para novos alunos da rede municipal e de confirmação das matrículas também foi uma das prioridades da gestão. O processo foi realizado de forma on-line, com suporte presencial para quem não tinha acesso à internet. A iniciativa contemplou estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com atendimento especial para pessoas com deficiência (PcD), nas unidades escolares. Foram confirmadas mais de 25.260 matrículas na rede de ensino e 3.574 novos alunos vão ingressar na rede municipal em 2025.
A gestão promoveu também reuniões para fortalecer a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além de discutir a ampliação de cursos profissionalizantes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo é preparar os estudantes para as demandas do mercado de trabalho e oferecer oportunidades de qualificação profissional gratuita.
Outra ação relevante foi a manutenção e revitalização de escolas municipais. Unidades receberam serviços de pintura, troca de piso, conserto de telhados e revisões hidráulica e elétrica. Essas intervenções visam garantir ambientes seguros e acolhedores para a comunidade escolar no retorno às aulas.
A gestão também deu continuidade ao Programa Forças no Esporte (PROFESP), em parceria com a Base Aérea de Salvador (BASV), que oferece atividades esportivas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, promovendo o desenvolvimento integral e a formação da cidadania.


Prefeitura adquire 3 mil itens mobiliários e inicia distribuição para as escolas municipais
A Prefeitura de Lauro de Freitas, em parceria com a Secretaria de Educação, está promovendo uma série de melhorias nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Nessa perspectiva, o município adquiriu 3 mil itens de mobiliário, incluindo cadeiras e mesas, com recursos próprios, para substituir os que estão em estado degradado e sem condições de uso. Desse total, nesta segunda-feira (10/2), 1.250 novos conjuntos começaram a ser distribuídos às escolas.
A iniciativa, que marca o início de uma transformação que promete impactar positivamente a vida de milhares de alunos, contou com a presença da prefeita Débora Regis. “Com as salas de aula mais confortáveis e equipadas, a expectativa é que os alunos possam se dedicar aos estudos em um ambiente que incentive o aprendizado e a criatividade”, disse a gestora do Executivo.
Em um esforço conjunto para garantir um ambiente propício ao aprendizado, desde janeiro, equipes técnicas têm visitado as unidades escolares para avaliar as necessidades. Como resultado, 237 aparelhos de ar-condicionado começaram a ser instalados, garantindo um clima mais agradável e favorável ao estudo. Com o início das aulas marcado para o dia 17/2, a administração municipal tem trabalhado intensamente para recompor as condições das salas de aula, priorizando a manutenção, a climatização e a renovação do mobiliário escolar.
Essas ações são apenas o começo de um plano maior, segundo a secretária de Educação, Tamires Andrade. “Esse trabalho, que iniciamos desde o mês de janeiro, é a primeira etapa de muitas intervenções que serão feitas na educação do município. Acreditamos em uma educação estratégica para a mudança social e humana, mas sabemos que é difícil aprender em um ambiente sujo, quente e com cadeiras quebradas. Por isso, essa foi nossa prioridade”, explicou.
A iniciativa tem sido recebida com entusiasmo pela comunidade escolar. Antônio Cláudio, professor de História na Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, localizada no Centro da cidade, destacou a importância de iniciar o ano em um espaço adequado. “Quero parabenizar a gestão municipal pelo empenho de trocar o mobiliário antes do início das aulas, além das melhorias na infraestrutura. A escola é uma extensão da casa do aluno, e espero que todos cuidem desse novo espaço. Esse era o estímulo que precisávamos para transformar a nossa educação”, afirmou o professor, que há 25 anos dedica sua vida ao ensino.
A Prefeitura de Lauro de Freitas reforça que essas ações são parte de um compromisso maior com a educação pública, visando não apenas melhorar a infraestrutura, mas também promover uma mudança significativa na qualidade do ensino ofertado.
Prefeita Débora Régis dá boas-vindas aos estudantes da rede municipal
Nesta segunda-feira (17/2), a prefeita Débora Régis e a titular da Secretaria de Educação (Semed), Tamires Andrade, visitaram algumas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino para dar as boas-vindas aos alunos, gestores, funcionários e demais colaboradores, neste momento de volta às aulas.
A visita da gestora do Executivo à Escola Municipal Tenente Gustavo dos Santos foi um momento de conexão e reforço do compromisso com a educação de qualidade em Lauro de Freitas. E, para as crianças do Capelão, foi um dia que certamente ficará guardado na memória, como um lembrete de que elas são parte fundamental desse futuro que está sendo construído.
Na ocasião, Débora mencionou todo o esforço da gestão para garantir um ensino de qualidade para os estudantes. “Essa escola estava esquecida e nós trouxemos melhorias, assim como estendemos os serviços de manutenção em tantas outras escolas. Vou lutar para que cada escola de Lauro de Freitas seja um lugar onde os alunos se sintam motivados a aprender e os professores tenham as condições ideais para ensinar", disse a gestora, que em seguida, realizou uma caminhada pelos corredores, agora revitalizados com pintura, manutenção e limpeza. A prefeita também conheceu a horta cultivada nas imediações da unidade.
Entre os esforços e o compromisso da administração municipal, o município adquiriu 3 mil conjuntos composto por novas mesas e cadeiras, realizou reformas nos prédios das escolas, que incluem elétrica e hidráulica, além de troca de pisos e outras estruturas. Além disso, a cidade ganhou um ônibus escolar, bem como instalou novos aparelhos de ar-condicionado, que garantem condições climáticas mais amenas, durante os dias de intenso calor do verão.
Na última quarta-feira (12/2), a prefeitura deu início ao ano letivo 2025, momento em que realizaram atividades internas e acolhimento aos pais, com rodas de conversa e encontro de escuta individual. A iniciativa garante o cumprimento de no mínimo 200 dias letivos, finalizando o ano escolar no dia 23 de dezembro de 2025.
Entre as escolas visitadas nesta segunda estão: o Centro Educacional Professor Emerson Palmeira; o Instituto de Educação Profissional Eurides Santana; e as escolas municipais Ipitanga, Capitulino dos Santos e Miguel Arraes.














Prefeitura garante padrão de qualidade na oferta da alimentação escolar
Em Lauro de Freitas, o compromisso com a educação vai além da estrutura dos prédios e das salas de aula. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem se dedicado para garantir condições dignas e melhores para o bem-estar integral dos estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. Com um olhar atento também às necessidades nutricionais dos alunos, a gestão tem investido em uma merenda que une sabor, saúde e qualidade.
O cardápio, elaborado por nutricionistas da Semed e aprovado pelo Conselho de Alimentação Escolar, é pensado para oferecer uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e diversificada em sabores e texturas. O objetivo é incentivar os alunos a experimentarem novos alimentos e a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis, promovendo não apenas à saciedade, mas também o desenvolvimento físico e cognitivo.
Na manhã desta quinta-feira (20/2), a gestão visitou a Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, localizada no centro da cidade, a unidade é um exemplo desse cuidado integral com os estudantes. A aluna Sophia Kethlyn, do 9º ano, não esconde sua satisfação com as novidades encontradas em 2025 na escola. “Este ano, a merenda está uma delícia. Arroz, feijão, tudo gostoso e bem temperado. Estou muito feliz com o volta às aulas, além da merenda boa, encontramos cadeiras novas e confortáveis, o ar-condicionado novo e a escola toda bonita”, declarou.
Essas mudanças não só transformaram o ambiente escolar, mas também criaram um espaço mais acolhedor e propício para o desenvolvimento dos estudantes. Yuri Santos, estudante do 8º ano, também compartilhou sua experiência: “A merenda está mais gostosa e variada. A feijoada de hoje estava especial. Estou adorando as novidades desse ano!”.
Todas as melhorias foram pensadas para recepcionar bem os alunos. Anderson Paulo Conceição, vice-diretor da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, reforça o compromisso da instituição. “Por turno, fornecemos mais de 240 merendas escolares. Nosso colégio funciona nos três turnos, manhã, tarde e noite, e já estamos com o número de alunos dentro do esperado, com as aulas ocorrendo em ritmo normal”, explicou.
Em Lauro de Freitas, a educação é prioridade. Com investimentos em infraestrutura, alimentação de qualidade e um ambiente escolar acolhedor, a administração segue construindo um futuro melhor, onde o aprendizado e o bem-estar caminham juntos.

